quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Foto: Marco Favero / Agencia RBS - A reportagem é sobre o circulo em redor do sol, mas a foto revela algo mais, uma esfera próximo do sol, o que será?

Halo ao redor do sol chama a atenção em Santa Catarina nesta segunda-feira Marco Favero/Agencia RBS



COMPARTILHADO POR NOSSA IRMÃ: Regina Maria Silva 20 de outubro de 2014 23:11 olha essa foto do sol, veja quem aparece a direita, sera q eu to doida ou é o segundo sol
Fontes: Nibiru - O Segundo Sol
Hhttp://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/10/halo-ao-redor-do-sol-chama-a-atencao-em-santa-catarina-nesta-segunda-feira-4624841.htmlalo ao redor do sol chama a atenção em Santa Catarina nesta segunda-feira

Halo ao redor do sol chama a atenção em Santa Catarina nesta segunda-feira

Fenômeno acontece quando luz do sol passa por cristais de gelo suspensos

Você olhou hoje para o sol? Reparou que havia um circulo ao redor dele? Nesta segunda-feira, em muitas cidades do Estado foi possível observar um fenômeno chamado Halo Solar.
O Halo Solar é um anel luminoso que se forma ao redor do sol.  A técnica em meteorologia da RBS Bianca Souza explica que ele é considerado umfotometeoro (fenômeno óptico que ocorre na troposfera), que acontece quando a luz do sol passa por minúsculos cristais de gelo suspensos na atmosfera. Esses cristais são das nuvens do tipo cirrus, as nuvens mais altas no céu.
Quando a luz solar passa por essa camada de nuvens, os cristais de gelo fazem com que a luz, além de refletida, seja refratada, ou seja, muda de direção ao atravessar as nuvens. Esse anel também se forma ao redor da Lua e recebe o nome de Halo Lunar, podendo ser até 44 vezes maior do que o nosso satélite natural.
O Halo Lunar sempre é branco, já o Solar pode ter várias cores. Isso ocorre devido à dispersão da luz (semelhante ao que ocorre na formação do arco-íris).  Nameteorologia popular dizem que no dia após a formação do Halo Lunar haveráchuva.
DIARIO

Um comentário:

Antonio DJ disse...

O nome daquela esfera ao lado do sol se chama reflexo de lente... Qualquer coisa que reflete na lente de uma câmera, pode ser capturado de maneira duplicada, ainda mais uma fonte de luz como o sol.

Várias fotos que eu tiro do sol tem esse reflexo, que dependendo da lente, pode ter cores e tamanhos diferentes.

Arquivo do blog