terça-feira, 25 de setembro de 2012

Que som é esse? Som de «pássaros alienígenas» no Espaço? NASA consegue captar?

Sonda da NASA capta som de «pássaros alienígenas» no Espaço

Uma sonda da NASA captou a gravação mais clara de sempre de sons na magnetoesfera da Terra. O ruído lembra o chilrear de pássaros.

Os sons foram captados por uma das duas Radiation Belt Storm Probes (RBSP, sondas de tempestades na cintura de radiação, em tradução literal) que a NASA lançou recentemente para estudar os fenómenos meteorológicos espaciais.
«A minha mulher chama-lhes pássaros alienígenas», brincou o investigador chefe Craig Kletzingm, astrónomo da Universidade do Iowa.
As duas sondas estão a explorar a magnetoesfera, área em que o sol adiciona energia ao ambiente magnético da Terra, o que resulta na libertação de energia na cintura de radiação de Van Allen.
Estes sons de «pássaros do Espaço» ocorrem em ondas rádio, numa frequência audível para os humanos, num processo em que moléculas de baixa energia transferem a sua energia para moléculas de alta energia, explica o site Space.com.
Além do ruído, os peritos julgam que esta transferência de energia provoca também ondas plasma que afectam factores importantes no clima espacial.
Já se conheciam estes sons há décadas, mas a nova sonda captou pela primeira estes registos numa definição muito mais elevada que os seus predecessores.
Note-se que um melhor entendimento dos fenómenos climatéricos espaciais pode resultar na capacidade de previsão de tempestades solares, que pode provocar curto-circuitos nos nossos satélites e afectar as redes eléctricas no planeta (recorde-se do caso do Quebec em 1989).
As RBSP são um pequeno passo rumo a essas previsões, considerou Kletzing. O grande ponto forte destes aparelhos é a sua capacidade de medir a extensão de um «evento» climatérico espacial, acrescentou.
«De outra forma não saberíamos a extensão de determinada região; pode ser pequena ou grande… podemos começar a mapear a extensão».

Nenhum comentário:

Arquivo do blog