domingo, 9 de setembro de 2012

Alerta! Vulcão "desperta" na Nicarágua


Vulcão "desperta" na Nicarágua, e governo declara estado de alerta 

 O vulcão mais alto da Nicarágua lançou gases e uma nuvem de cinzas que chegou a quatro quilômetros de altura e fez centenas de moradores saírem de suas casas depois da erupção neste sábado (8). Não há relatos de feridos ou danos, segundo as autoridades locais. O Sán Cristóbal, que tem 1.745 metros de altura, fica a 150 quilômetros da capital Manágua. O país tem um total de 28 vulcões, dos quais sete são ativos e rodeados por várias comunidades. O governo declarou alerta amarelo no departamento de Chinandega, onde fica o vulcão, e um verde no departamento de León, no noroeste do país, além de recomendar que as pessoas tomem medidas preventivas, estabeleçam rotas de fuga e armazenem água, comida e um kit de primeiros socorros. O Ineter (Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais) recomendou, como medida preventiva, o fechamento do espaço aéreo no noroeste do país. A Defesa Civil traçou um perímetro de segurança de cinco quilômetros a partir do vulcão. 

 EVACUAÇÃO DOS MORADORES Rosario Murillo, primeira-dama e porta-voz do governo Daniel Ortega, disse que a prioridade é a evacuação dos 1.600 habitantes das cidades El Viejo, El Chonco, Villa 15 de Julho e Rancheria, onde as cinzas do vulcão estão caindo. As autoridades também pretendem retirar de suas casas 3.000 pessoas das comunidades La Bolsa, Versalhes, Pando, Apazate e Pellisco, ao norte do vulcão, para onde os gases expelidos podem se dirigir devido aos ventos. A Defesa Civil mobilizou 50 caminhões e 350 soldados para apoiar a população em caso de maior emergência, informou o Sinapred (Sistema Nacional de Mitigação de Desastreso organismo.

 TERREMOTO NA COSTA RICA O Ineter mantém uma equipe de especialistas para monitorar o comportamento do vulcão e advertiu que a previsão é de emissão de "mais gases e explosões esporádicas". O instituto estabeleceu maior vigilância sob vários vulcões ativos na quinta-feira, depois de a Costa Rica sofrer com um terremoto de magnitude 7,6 graus na escala Richter. O terremoto, que teve seu epicentro na península de Nicoya, no norte do oceano Pacífico, foi sentido em várias cidades da Nicarágua, incluindo a capital Manágua. 

 OUTROS VULCÕES Autoridades temem que o terremoto tenha impacto sobre a ativação dos outros vulcões na Nicarágua. O vulcão Telica, localizado em León, teve sua temperatura elevada no dia do terremoto na Costa Rica. Segundo o Ineter, a temperatura do vulcão, que normalmente varia entre 200 e 250 graus Celsius, subiu para um patamar entre 400 e 450 graus Celsius. 
 Copiado de  www.jornalfloripa.com.br


Sinal dos Tempos: Vulcões estão acordando?
O dia do julgamento está se aproximando???
"09.09.2012 - Indonésia: Aumento da  sismicidade, uma crescente inquietação vulcânica, e os maiores intra placa-strike-slip terremotos já registrados desde (11 de abril),  são todas as indicações de  instabilidade sísmica e agitação crescentes ao longo das  placas tectônicas se intensificando em torno da Indonésia. O dia do julgamento está se aproximando. O país é o lar de mais de 136 vulcões ativos, incluindo cerca de 76 dos quais se diz que surgiram durante o período Holoceno. A geologia turbulenta dentro e ao redor da  Indonésia, colocou a região na mira do dinamismo geológico e mudança mexendo em todo o planeta. As chances de mais  VEI 7 de erupção do Tambora um  tipo de ocorrência, no futuro próximo, de uma  grande erupção vulcânica em algum lugar na cadeia vulcânica  do arquipélago indonésio, também são elevados. Essa erupção em grande escala vulcânica hoje teria consequências devastadoras e quase incalculável para a maior parte do mundo." – The Extinction Protocol -http://www.rainhamaria.com.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog