quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"2012: vem aí um novo apocalipse!"




Astrônomos do OMA explicam o 'fim do mundo'
Observatório Municipal vai distribuir revistas explicando os mitos e profecias que envolvem o ano de 2012



A partir desta semana os frequentadores do OMA receberão a revista "2012: vem aí um novo apocalipse!"

Divulgação

A partir desta semana os frequentadores do OMA (Observatório Municipal de Americana) vão receber a revista "2012: vem aí um novo apocalipse!", escrita pelos astrônomos Nelson Travnik e Carlos Andrade. A ideia dos autores é esclarecer com informações científicas os mitos envolvendo as profecias do povo maia de que o mundo acabaria em dezembro desse ano.

Os astrônomos observam que atualmente há no mercado diversos livros abordando catástrofes cósmicas e naturais para 21 de dezembro de 2012, e que na internet existe bastante informação sobre o assunto, muitas delas completamente fora de qualquer realidade. 

"Há coisas absurdas em meio a mirabolantes profecias que podem induzir pessoas menos esclarecidas a atitudes estranhas - e mesmo extremas - como já aconteceu no passado", observa Carlos Andrade.

Segundo Andrade, em razão disso, a proximidade do dia 21 de dezembro já está preocupando autoridades e até órgãos oficiais pela onda de informações falsas repercutidas através da mídia. "A agência espacial norte-americana havia recebido até março deste ano 6 mil mensagens com perguntas sobre o 'fim dos tempos' e em algumas dessas mensagens seus remetentes afirmam que, caso necessário, se suicidariam para não sofrer o 'Dia do Juízo Final'", revela o astrônomo.

Os autores procuram, em um texto ágil e didático, fornecer informações claras sobre diversos aspectos envolvendo essas previsões, que tiveram origem. 

Reforma
A publicação da obra teve investimentos graças ao patrocínio de uma cervejaria da cidade de Piracicaba. Apesar da iniciativa para atrair mais frequentadores ao local, os diversos problemas envolvendo o OMA continuam dificultando as atividades do lugar que se tornou referência em astronomia no Brasil, quando foi inaugurado em 1985, se tornando o segundo Observatório Municipal do país. 

Até o começo desse século, o lugar chegou a receber até 6 mil pessoas ao ano. Hoje, esse número é bem menor, devido à falta de investimento do poder público, responsável pelo prédio. 

A revista "2012: vem aí um novo apocalipse!" pode ser retirada gratuitamente às sextas-feiras das 19h às 22h no próprio OMA, que fica na Rua Itacolomi, 113, Ipiranga. Informações no telefone (19) 3462-0207 begin_of_the_skype_highlighting            (19) 3462-0207      end_of_the_skype_highlighting.
http://www.oliberalnet.com.br/noticia/8FBE1A582D9-astronomos_explicam_o_fim_do_mundo


Nenhum comentário:

Arquivo do blog