segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Medo de Tsunami no Atlântico segue em 2012 - O vulcão El Hierro preocupa cientistas.




O vulcão El Hierro, localizado na ilha de mesmo nome, no arquipélago das Canárias, vem preocupando cientistas de todo planeta pela constante atividade vulcânica apresentada desde 2010, inclusive com forte emissão de gases.
Este início de ano continua com notícias preocupantes, já que foram detectado "tremores harmônicos" no local.   Antes de entrar em erupção, normalmente os vulcões dão diversos sinais, que são interpretados pelos vulcanólogos como sinal de alerta. Um desses sinais é conhecido como tremor harmônico e é um indício muito significativo de que a pressão no interior da montanha poderá ser liberada abruptamente.
O problema é que El Hierro fica muito próxima a Ilha de La Palma, considerada por muitos cientistas uma área de risco permanente para uma tragédia de proporções bíblicas.
O vulcão Cumbre de Vieja, localizado na Ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias preocupa cientistas de todo planeta desde que foi detectada a possibilidade de um tremor no local provocar o deslizamento de grande quantidade de terra, o que provocaria uma Megatsunami de proporções catastróficas em todo Atlântico, inclusive no litoral brasileiro, mais especificamente na Paraíba que fica no ponto mais extremo das Américas.
Apesar do indício, nenhum alerta de tremor foi emitido.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog